Coronavírus: Leituras para sua quarentena

Coronavírus: Leituras para sua quarentena

Eu acredito que nem preciso falar que é hora de ficar em casa para proteger a si e a todo o país do coronavírus. Com os governos fechando cada vez mais coisas e o isolamento social cada vez mais inevitável, bora aproveitar o tempo e ver uma lista de livros para a quarentena? Esta lista será baseada em livros para ficar de boas e acalmar a ansiedade, além de aproveitar o seu tempo para criar e manter o hábito da leitura! E fique em casa!

Livros de contos e crônicas

Para começar, contos e crônicas. Leves, divertidos, é sempre uma boa pedida. A coleção Para Gostar de Ler é ótima porque tem até versão para crianças e faz uma ótima curadoria de crônicas e autores. Também existem outras coletâneas de vários autores, como As 100 Melhores Cronicas Brasileiras e Os 100 Melhores Contos Brasileiros. Existem as coletâneas por autor, também, caso você tenha algum em mente.

Série Guia do Mochileiro das Galáxias

São cinco livros para você ler, rápidos e divertidos, para passar a quarentena rindo. Os clássicos de ficção científica de Douglas Adams questionam manias e burocracias do ser humano, com muito humor e bizarrices. Eles tem uma boa velocidade de leitura e você vai querer emendar um no outro, o que ocupa um bom tempo de sua quarentena!

Séries de livros do Rick Riordan

Leitura para a quarentena: coleções de Rick Riordan

Essa dá para ler em família, se você morar com crianças. Autor das séries Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo, só aí você tem dez livros para a sua quarentena, divertidos e de tirar o fôlego. Riordan adora uma mitologia, então existem outras séries do autor que também são boas sugestões, com mitologia egípcia e nórdica, por exemplo.

Anne de Green Gables e sequências

Por serem livros antigos sobre a vida da garota Anne em sua pequena cidade, eles te transportam para outro lugar e mundo, com muita poesia e beleza, o que vai te distrair e produzir muitas endorfinas no seu cérebro. Os livros inspiraram a série Anne with an E, sobre a qual já falei por aqui. Se você lê em inglês, pode conseguir os e-books gratuitamente no site Domínio Público.

Comédias românticas

Livros da Meg Cabot são boas opções para a quarentena

Se eu indicasse romances, as chances de você procurar um com temas mais tristes eram grandes, então ressaltei o “Comédias” aí. Pessoalmente li muitos livros de Meg Cabot e acredito que todos são válidos: você os lerá rápido, eles são leves e bem humorados. Nos títulos com mais aventuras e adversidades (como a série A Mediadora), ainda assim há um tom positivo, bom para o momento.

Outra autora que, apesar de nunca ter lido, parece escrever histórias nessa linha é Marian Keyes. Ela tem diversos livros e vários deles estão disponíveis no Kindle Unlimited. Há também o clássico Diário de Bridget Jones, de Helen Fielding, e suas continuações. Se você viu o filme, sabe que é cômico. Se não, assiste ao filme também!

Livros de Julio Verne

Livros para a quarentena: Julio Verne é uma boa opção de aventura

Gosta de aventuras? Então os livros de Júlio Verne serão uma ótima opção para você! São diversas aventuras fascinantes e visionárias para a época em que foram escritas, para te levar para outro mundo durante esta quarentena. Você deve conhecer diversos títulos: Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas, Volta ao Mundo em 80 Dias, Da Terra à Lua (conhecido pelo curta revolucionário “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, que inclusive aparece no filme A Invenção de Hugo Cabret), A Ilha Misteriosa e tantos outros.

O primeiro que “li” (na verdade minha mãe leu para mim) foi Cinco Semanas Num Balão. Viagem ao Centro da Terra eu li diversas vezes. Os livros foram escritos durante o século XIX, o que os torna mais fascinantes: como Verne pôde imaginar toda aquela tecnologia, como foguetes e submarinos? Leituras imperdíveis!

O Hobbit

O universo fantástico de J.R.R. Tolkien é por si só motivo suficiente para ler os livros. Mas O Hobbit trás um tom delicioso quase cômico, o que é ótimo para provocar as endorfinas que queremos tanto. O livro é mais curto e é perfeito para ler com crianças, sendo assim uma diversão para a família toda.

Portanto, lendo, jogando ou maratonando séries, o importante é ocupar a mente nesta quarentena. Manter-se saudável e a boa higiene é de extrema importância, mas não é só do físico que estamos falando. Cuide de sua mente também. Força e boa leitura, em casa!

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *