Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery

Anne de Green Gables, Lucy Maud  Montgomery
Capas de Anne de Green Gables e Anne de Avonlea da editora Autêntica

atualizado 09/09/2021

Anne de Green Gables é o clássico canadense que inspirou a série Anne with an E. O primeiro de diversos livros que acompanham a vida de Anne Shirley-Cuthbert, escritos por Lucy Maud Montgomery. A história é de aquecer o coração tanto quanto a adaptação mais recente, que segue com pedidos para ser salva.

A história se inicia com os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert decidindo adotar um garoto, que ajudaria Matthew na fazenda, já que ambos estavam ficando idosos. Mas, quando ele vai buscar a criança descobre que mandaram uma ruivinha falante e altamente imaginativa e, desconcertado, ele a leva para casa. Inicialmente Marilla é tomada de indignação, Anne chora, eles iriam devolvê-la. Mas Anne é uma garota muito apaixonante: sua personalidade conquista os irmãos e ela fica.

A partir de então, acompanhamos as aventuras da menina na pequena Avonlea, suas amizades e inimizades, suas trapalhadas e descobertas. Os personagens que ela encontra são apaixonantes e deixam sua marca na história. Até certo ponto dos acontecimentos, adaptaram o livro fielmente para a série. Mas a série começa a colocar personagens e elementos próprios que por um lado modernizam os assuntos do livro e, por outro, mantém a essência poética e amável de Anne de Green Gables.

Mesmo sendo um livro de época, a leitura não é arrastada. Li em inglês original, então foi cheio de termos arcaicos canadenses, mas foi uma leitura tranquila. Creio que as traduções brasileiras não devem ser diferentes. Cheio de poesia, é um livro para imaginar, como a Anne tanto adora.

Quais são os livros? Onde encontrar?

Existem versões das obras de L. M. Montgomery de algumas editoras. Ao todo, são seis livros que acompanham a vida de Anne. Além desses, três em que ela aparece em um papel menor e acompanhamos seus filhos e dois de contos sobre os moradores de Avonlea, onde há um conto sobre Anne.

Na época em que publiquei este post, era mais difícil de encontrar os livros da Anne por aqui. Hoje, várias editoras estão lançando a coleção. A editora Autêntica já lançou alguns (já tem o box Anne de Green Gables, Anne de Avonlea e Anne da Ilha, além de Anne de Windy Poplars e A Casa dos sonhos de Anne).

Existem também a coleção completa da Ciranda Cultural. Você encontra os livros individualmente e em boxes em pré lançamento, inclusive o de treze volumes (além dos livros focados em Anne e os de seus filhos, tem os de crônicas de Avonlea e os livros dos Blythe) e um com os oito livros focados em Anne ou seus filhos, com brindes. Os livros sobre os filhos de Anne ou outros moradores eram mais difíceis de encontrar por aqui, mas a Pedra Azul, que também tem os seis livros, está para lançar o Rilla de Ingleside.

Ler Anne de Green Gables ou não?

Leia. Cheia de amor, aventuras e imaginação, com momentos de risos e lágrimas, Anne de Green Gables é um livro belo que nos leva pela infância e adolescência de uma garota gentil e criativa aprendendo a ser amada e se encontrando no mundo. Um livro para toda a família, para dias em que você precisar de um calorzinho no peito.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

3 thoughts on “Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *