Adaptações de Shakespeare para todos os gostos

Adaptações de Shakespeare para todos os gostos

O Bardo é tão adaptado para o cinema, de tantas formas e estilos, que você provavelmente já viu uma obra do autor sem saber. Existem adaptações de obras de Shakespeare que precisam ser vistas, ou por terem se tornado clássicos ou por serem excelentes formas de conhecer a obra.

Afinal, muitas vezes é um pouco difícil ler uma peça. Não há descrições, além de a linguagem do Bardo ser antiga e cheia de figuras de linguagem e entrelinhas… É preciso se acostumar com o formato. Porém, você pode assistir diversas montagens e se aproximar da obra da forma que ela foi feita para ser apreciada: em um palco. Ou, no caso, nas telas!

Aqui vou te indicar filmes para curtir um cinema em casa e ainda apreciar cinco (ou mais) das histórias maravilhosas de Shakespeare – mesmo que em um formato completamente diferente.

O Rei Leão (1994)

Um dos desenhos da Disney de maior sucesso, com direito a nova versão “live action” (disponível no Prime Video), O Rei Leão é a história de Simba, um leãozinho cujo pai é morto pelo irmão em busca da coroa. Com músicas de Elton John e Hans Zimmer e ícone da infância nos anos 90, você talvez se surpreenda ao saber que o desenho é uma clara versão de Hamlet. Na peça de Shakespeare, o príncipe da Dinamarca é assombrado pelo fantasma de seu pai e toma como missão destronar o tio e expor sua traição.

Hamlet (2009)

Hamlet, da Royal Shakespeare Company e BBC

Adaptação para a TV da Royal Shakespeare Company, esta é uma versão interessante de se assistir se você tem uma leve (ou forte) sensação de tédio com as ambientações na própria época de Shakespeare. O filme tem um visual moderno e a presença de David Tennant (Harry Potter, Doctor Who, Jessica Jones…) e Patrick Stewart (o professor Xavier ou o capitão Picard de Star Trek). Com atuações excelentes, claro, o filme é uma excelente pedida se você quer entender a peça visualmente.

Macbeth (2015)

Eu fui ao cinema assistir a esse filme porque pelo trailer já me impressionei. Primeiro, bons atores estrelam o filme: Michael Fassbender (o Magneto mais jovem) e Marion Cotillard (Piaf, A Origem). Segundo, a fotografia é magnífica: as cenas são de impressionar e encher os olhos. Sendo honesta, não é o filme mais agitado do mundo, mas estes outros fatores contribuem e muito para que a experiência seja excelente. Na história, Macbeth é um general escocês que ouve de três bruxas que ele será rei da Escócia. Então, encorajado por Lady Macbeth, ele mata o rei e toma o trono. Mas a culpa e a paranoia o tornam um líder tirano e sanguinário.

Muito barulho por nada (1993)

Muito Barulho por Nada, adaptação por Kenneth Branagh

Esta e todas as adaptações de Shakespeare que Kenneth Branagh fez são excelentes opções que devem ser apreciadas. Aqui, Kenneth também dirige e atua no filme, que possui um elenco tão estelar que eu posso simplesmente citar todos os atores para que você escolha os que mais gosta como incentivo para assistir. Até Keanu Reeves está no elenco! Você verá também: Emma Thompson, Kate Beckinsale, Richard Briers, Robert Sean Leonard, Denzel Washington, Michael Keaton e Imelda Staunton. Não falei que era um mega elenco? A peça de Shakespeare é uma comédia, então espere se divertir!

10 coisas que odeio em você (1999)

10 Coisas que Odeio em Você

Acredite se quiser, este filme é uma adaptação de Shakespeare! A Megera Domada vira uma comédia romântica adolescente nesta versão que é extremamente amada hoje, por ter nos apresentado Joseph Gordon-Levitt, Julia Stiles e Heath Ledger. A peça é uma das comédias de Shakespeare e conta a história de uma moça que é, em geral, grossa e rebelde para os padrões da sociedade. Inclusive, é desse filme a maravilhosa cena de Ledger cantando Can’t Take My Eyes Off of You!

O Cravo e a Rosa (2000-2001)

Você pode não acreditar, mas estou indicando uma novela. O Cravo e a Rosa, da rede Globo, já reprisou diversas vezes e conta a história de Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves). Ambientada nos anos 1920, também é uma versão de A Megera Domada. Você talvez lembre das cenas cômicas dos personagens brigando, ou de Bianca (Leandra Leal) e a música de Sandy & Junior que era seu tema. A novela das seis está disponível no Globo Play.

Romeu + Julieta (1996)

Adaptação de Shakespeare: Romeo + Juliet

A história do casal mais famoso do mundo, de famílias adversárias e final trágico, é modernizada nesta versão que gerou polêmica na época. Justamente pela modernização, muita gente achou estranho, enquanto outros acharam excelente. Aqui, espadas são revólveres e o enredo se passa em Verona Beach. O texto original da peça é mantido. É uma forma legal de conhecer a história, estrelada por Leonardo DiCaprio e Claire Danes.

Romeu e Julieta (2013)

Se você curte um estilo mais de época, esta versão é uma boa opção. Hailee Steinfeld (Bravura Indômita e Pitch Perfect 2 e 3) é Julieta e Douglas Booth é Romeu. Stellan Skarsgård (Thor, Mamma Mia) também aparece no filme. A fotografia e figurino são belíssimos. Com este filme você terá uma noção muito boa de como é a peça realmente.

Gnomeu e Julieta (2011)

Produzido por Elton John, cujas músicas mais clássicas fazem toda a trilha sonora, o desenho tem um elenco de dubladores estelar na versão original. A história mostra duas famílias de duendes de jardim de casas vizinhas se odiando e os duendes Gnomeu e Julieta se apaixonando. É fofo e divertido e ainda tem canção original de Elton John com Lady Gaga.

Bônus: Shakespeare apaixonado (1998)

Pôster do filme Shakespeare Apaixonado

Este filme não é uma adaptação de Shakespeare, mas é uma comédia romântica que vale a pena ser assistida. Ganhou sete Oscars, incluindo melhor filme, e, além disso, um super elenco participa do filme. Shakespeare (Joseph Fiennes) está com bloqueio criativo e acaba se apaixonando por Viola (Gwyneth Paltrow), que se vestia de homem para poder atuar (na época apenas homens atuavam nas peças) e estava noiva de outro.

Agora que você tem todas estas indicações de filmes, desenhos e até novela para assistir, você já pode começar a conhecer mais obras do Bardo e entender a sua grandiosidade. Se você se lembra de mais ótimas adaptações de Shakespeare que todos deveriam assistir, deixe sua indicação nos comentários!

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

2 thoughts on “Adaptações de Shakespeare para todos os gostos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *