Por que você deveria ler na quarentena

Por que você deveria ler na quarentena

O mundo parou e agora estamos todos (assim espero) em casa. A tensão é palpável, a incerteza é o que temos e todo o contexto atual é propício para todos surtarmos, facilmente. Por isso, é importante cuidarmos da saúde mental nesse momento (e sempre) e esse é um dos grandes motivos para você ler na quarentena.

Se antes você tinha que lidar com o estresse do cotidiano, com trabalho e/ou estudos e a correria toda do dia a dia, agora o estresse é a pandemia e a tensão sobre a incerteza do que vai acontecer. Então, se antes você já deveria separar um tempo do seu dia para descansar a cabeça e relaxar, agora é a hora de definitivamente fazer isso.

Por que ler?

Primeiro, a gente sabe que hobbies nos fazem bem mentalmente e, por consequência, fisicamente. A mente sã – com bons pensamentos e tranquila, ou seja, lançando boas químicas no cérebro – torna o corpo saudável – ou seja, boa imunidade. E isso é o que mais precisamos agora.

Escolha livros que têm a ver com o que você gosta!

A leitura de ficção nos deixa imersos em outro mundo e nós passamos a ser e viver aquela outra vida que está naquelas páginas. Então é uma boa oportunidade para esquecer os problemas, como Timão e Pumba. Ativa a criatividade, a empatia, a imaginação. E em tempos como esse, claramente isso é tudo o que precisamos: empatia para com o próximo, criatividade e imaginação para solucionar problemas.

Existem muitas opções para quem se distrair e relaxar. Comédias, romances despretensiosos… Mas também existem tantas outras, que nos fazem imaginar mundos completamente novos, por exemplo! Há livros para todos os gostos, por isso é só pensar sobre o que você gosta e busca!

Aprender coisas novas também vale!

Você está pensando no problema financeiro, a crise? Livros podem ter a solução! Esta é a hora de usar a criatividade para se reinventar. Você pode ler livros que te tragam algum conhecimento útil para superar a crise financeira que bate na porta. Estes livros de não-ficção podem ser sobre finanças, mídias digitais, mindset e mais! O que você precisa saber? Deve ter um livro sobre isso!

Ler na quarentena em família

Crianças podem ler na quarentena também!

Aquela coisa: a rotina nova de ficar em casa ainda não se ajustou muito? Tem as crianças animadas querendo se distrair? Leia em família! Não importa quantas pessoas moram aí na sua casa, façam uma leitura coletiva. Pode ser um livro para todos sentarem juntos e lerem em voz alta, por exemplo, ou cada um vai lendo e todos comentam. Pode ser também um momento de todos sentarem juntos, cada um com seu livro, para ler e curtir o ambiente em silêncio de palavras.

Com crianças, é a oportunidade perfeita para incentivar a leitura! Então, leia livros para e com elas, converse sobre a história para que elas reflitam e entendam o enredo. Vale até fazer desenhos e fantasias juntos, depois, sobre a história que leram!

Desta forma, está claro que ler na quarentena é uma opção excelente para passar o tempo, distrair a cabeça e enriquecer seus conhecimentos. Diversas editoras já disponibilizaram livros gratuitos nas plataformas de leitores digitais como Kobo e Kindle e você ainda pode fuçar os sites do Domínio Publico e do Projeto Gutenberg para livros que já caíram (adivinha) em domínio público! Então, bora ler?

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *