Como focar na leitura e aproveitar o momento

Como focar na leitura e aproveitar o momento

Você se empolgou e resolveu sentar e ler um livro. Só que, quando percebe, está olhando a televisão, o celular, levantando para comer algo, olhando para o além e pensando sobre a vida… Se você tem dificuldade em focar na leitura, saiba primeiro que não é a única pessoa neste barco e que existe solução! Claro, nada do tipo esfregar a lâmpada mágica e fazer um desejo. Mas, se você tentar e seguir estas dicas, capaz que dê certo, em!

Tire as distrações do caminho

Você já percebeu que para de ler toda hora para olhar o celular ou a televisão? Então por que você ainda está com o celular e a televisão perto de você? A questão é: se você quer investir na leitura, aproveitar e viver este momento, e você percebe que algo está impedindo que você faça isso a solução mais simples é tirar esta coisa do caminho.

O nosso cérebro não consegue focar em duas coisas ao mesmo tempo. A gente finge que sim, mas na verdade ele está prestando atenção meia boca nas atividades e alternadamente. Ele é meio burro, tadinho: assim demora mais para executar e gasta mais energia.

Se ter os eletrônicos ligados perto de você te distraem do livro, tire-os do caminho. “Estou lendo no celular/tablet/computador! E agora?”. Bom, a primeira solução é fechar aplicativos, tirar notificações e, se o livro estiver disponível offline, desligar a internet. Dói? Talvez, mas é o jeito.

Boa iluminação e conforto

Se você sentar num lugar escuro e desconfortável é bem capaz do seu corpo começar a doer, seus olhos arderem e você desistir para evitar aquele sofrimento. Ilumine de forma agradável, sente-se em um sofá ou poltrona confortável e relaxe. Mas atenção: relaxamento demais pode causar sono e cochilo. Se você não tem intenção de dormir, fique confortável de forma limitada (ou seja: não deite).

Cuide do estômago e hidratação

Um lugar confortável e uma bebida ajudam a focar na leitura

É capaz de você não conseguir focar na leitura estando com fome ou sede. Você pode se distrair com o desconforto. Por isso, faça uma boquinha leve e tome uma água. E tem mais: você pode levar uma bebida com você para tomar enquanto lê. Dá um conforto e um sabor para o seu momento. E comida também é válido. Apenas cuide para que nada disso caia em seu livro ou aparelho e que você não passe mais tempo raciocinando sobre levar a comida à boca do que sobre o livro. Uma pipoca é mais fácil de comer do que uma lasanha, por exemplo.

Faça um filme em sua mente

A parte mais legal de ler um livro é o quanto você usa a sua imaginação. Quando escrevemos, nós autores sabemos que a história não vai ser mais nossa: ela vai ser de quem lê. O leitor é o diretor que fará toda a arte, ambientação e seleção de atores, por assim dizer.

As descrições de pessoas e cenários nunca produzirão o mesmo efeito em todo mundo porque cada pessoa é diferente, tem experiências diferentes e, portanto, vê e imagina o mundo a sua maneira. Aproveite o quão única a sua visão sobre a história é e faça um filme digno de Cannes em sua cabeça!

Alguns cheiros e sons podem ajudar a focar na leitura

Pois é, uma música ou uma vela aromática, por exemplo, podem criar um bom clima para você. Alguns perfumes são calmantes e outros ajudam na concentração. Além disso, a vela perfumada pode criar um ambiente acolhedor que vai te proporcionar uma boa sensação ao ler, transformando aquilo em algo muito prazeroso e fazendo seu cérebro associar a leitura com esta sensação. Bingo!

Mas e a música? Tem gente que gosta de ruído branco (aquele barulho mais neutro, como chuva, pássaros, água corrente, fogo crepitando…) para realizar atividades diversas. Outros, curtem uma música. Neste segundo caso o gosto da pessoa vai afetar o tipo de música que ela gosta de colocar.

Música pode ajudar a focar na leitura

Eu, particularmente, sinto às vezes necessidade de colocar música para me isolar do ambiente externo e o meu nível de energia irá decidir o estilo: se estou tranquila e sem sono, algo instrumental; se estou com sono é bom algo agitado. Em ambos os casos, nunca pode ser algo que eu sei que me fará querer prestar atenção ao que está acontecendo na música. Ou seja, nunca pode ser algo que eu vá querer cantar ou algo que nunca ouvi antes e vou querer conhecer. Isso me leva ao próximo tópico.

Conheça a si mesmo

Estranho né? Mas de que adianta eu te falar um monte de sugestões se você não sabe como você funciona? Pense nos momentos em que você funciona muito bem: que horas são? Você comeu ou não? Estava comendo ou bebendo algo? Havia barulho ou silêncio absoluto? Qual a iluminação? Pergunte-se e analise tudo muito bem analisado. Feito isso, pense criticamente sobre suas descobertas. Não se esqueça que multitarefas e leitura claramente não funciona: se funcionasse você não precisaria de dicas para focar no que está lendo.

Mas como você vai saber se algum ruído branco ou canção ambiente vai te ajudar a focar ou não se você não testar algumas vezes e se autoanalisar? Como entender se você está confortável naquele ambiente se não souber os sinais do seu corpo? Entender como você funciona é o melhor caminho para saber como você foca.

O melhor jeito de focar na leitura é ler

Por último e mais importante: se você conseguir um dia focar e ler bastante e passar duas semanas sem olhar para o livro, seu esforço não terá funcionado muito. O hábito de ler um pouco sempre fará com que seu foco se torne mais forte e resistente. Trabalhar a mente é como malhar na academia: às vezes dá preguiça, quando fazemos queremos fazer muita coisa de uma vez, cansa e aí desistimos um tempão. O que faz o sofrimento ser enorme ao tentarmos de novo. Porém, quando fazemos um pouquinho e sempre, o resultado chega e nos vemos crescendo e conseguindo cada vez mais.

É como eu disse naquele texto sobre o hábito de leitura. Você provavelmente não vai conseguir focar e ler um Ulisses de James Joyce se não está rolando um romance da Meg Cabot. Você não começa com sessenta quilos se não consegue levantar cinco. Vá aos poucos, todo dia, para fortalecer e ir cada vez mais longe!

Bora testar todas as dicas e compartilhar sua experiência? Se você descobriu alguma outra coisa que funciona, conte nos comentários!

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *