Livros infantis sobre garotinhas corajosas que adultos vão gostar de ler

Livros infantis sobre garotinhas corajosas que adultos vão gostar de ler

Livros infantis são sempre muito importantes para uma pessoa: eles introduzem a leitura em sua vida e acabam formando sua visão de mundo de alguma forma. As histórias da infância ficam conosco pelo resto de nossas vidas. Tanto que, na verdade, muitas obras infantis se tornam clássicos para todas as idades. Afinal, adultos também gostam de revisitar a criança dentro de si, certo?

Um dos mais icônicos livros infantis para todas as idades é Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Geração após geração, este livro é lido e amado. Mas não há só ele. Já falei de alguns livros que viraram desenho da Disney, como Peter Pan e A Ilha do Tesouro. Mas agora as indicações todas têm uma característica comum: suas personagens principais são garotinhas muito corajosas ao enfrentar as adversidades que cruzam seu caminho. Uma super inspiração!

Se você está querendo ler algo para relaxar e sentir aquele calorzinho de infância, aqui vai uma lista de livros infantis que adultos também gostam, com personagens principais fantásticas!

Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery

A série de livros que conta a história de Anne se tornou um sucesso depois da existência da série do Netflix inspirada na obra, Anne with an E. Mais ainda, com o cancelamento da série, todos os fãs certamente correram para os livros para matar a saudade. Já falei das duas obras aqui: o primor cinematográfico de Anne with an E, uma série para todas as idades (boa para ver em família enquanto estamos de quarentena!), e da beleza poética do livro de L. M. Montgomery.

A garotinha orfã é adotada (acidentalmente, de certa forma) pelos irmãos Cuthbert e, com sua imaginação e espontaneidade, conquista seus corações e de todos na cidade. Sua forma de ver o mundo e encarar a vida são inspiradores. Nos livros, é possível acompanhar a vida toda de Anne – e até de seus filhos! Ambas as versões são o tipo de história que te aquecem o coração. É de ver/ler sorrindo!

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carrol

Este virou desenho, filme, série… Aventuras de Alice no País das Maravilhas (e a sequência Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá) é um clássico infantil que é, de fato, muito adulto. Ao ler o livro, você percebe muitas mensagens e lições que se aplicam demais aos adultos e que as crianças não perceberiam facilmente. Esta é a magia de um bom infantil para todas as idades, certo? Metáforas quase sombrias e até charadas complexas (vemos um pouco disso nos filmes) estão por toda a obra.

Alice dispensa apresentações: a história de sua viagem para um mundo bizarro como um sonho é extremamente conhecida, mesmo que pela versão mais leve da Disney. A garota enfrenta todo o tipo de situação, perdida no País das Maravilhas, governado por uma rainha que corta a cabeça de qualquer um. A leitura é muito válida, especialmente para os que gostam de fantasia e maluquices.

Coraline, Neil Gaiman

Já comentei de outro livro infantil de Neil Gaiman, O Livro do Cemitério, que também é ótimo para adultos. Mas vamos falar de Coraline: a garotinha que encontra uma porta em sua nova casa para um outro mundo muito sinistro, onde há uma cópia de seus pais com botões no lugar dos olhos. É uma história de aventura, de suspense, de terror. É um livro infantil, mas também adulto. Há um desenho em stop motion do livro e desde então a garotinha se tornou um ícone para uma geração.

É um livro rápido de se ler, instigante e com uma forte mensagem sobre coragem. Coraline tem diversas edições: foi publicado pela Rocco com ilustrações de Dave McKean, além de uma versão adaptada por P. Craig Russel para Graphic Novel. Este ano, a obra foi relançada pela Intrínseca em uma bela edição de capa dura, ilustrada por Chris Riddell. É um clássico moderno imperdível.

Pollyanna, Eleanor H. Porter

Voltou a ficar em moda recentemente e todos estão celebrando a doçura da menina alegre que é Pollyanna. Um clássico que ensina crianças e adultos a encarar a vida de uma forma mais positiva: Pollyanna fica órfã e então vai morar com sua tia, uma senhora muito amarga e sem paciência para a menina e seu jeito alegre e cheio de vida. Mas Pollyanna não se abate, com nada. Aprendeu com o pai o Jogo do Contente: sempre olhar o lado bom das coisas. Aos poucos, a menina começa a conquistar a todos em seu novo lar e a ensiná-los a jogar o jogo. É, então, uma obra essencial para todos que querem relembrar a pureza da infância e, também, encarar os tempos de pandemia de uma forma mais leve, na medida do possível. Um livro lindo, com continuação, para todas as idades.

Em tempos como o que vivemos, é muito bom se distrair com boas histórias de personagens destemidas. Estes livros infantis têm grandes mensagens de coragem, positividade, perseverança e confiança. Seja para garotinhas e garotinhos lerem em sua formação como leitores, ou para adultos saudosos das alegrias da infância, estes livros são clássicos a serem lidos e apreciados, além de suas heroínas serem ícones memoráveis.

Quais livros da infância você diria que são marcantes também?

Salve o Pin e não perca a lista de livros infantis para adultos, com garotas corajosas
Salva o pin para não perder as indicações!

Disclaimer: O Outro Por-fora tem links de afiliado. Ao comprar usando um de nossos links, você ajuda o blog a continuar existindo, pois recebemos uma comissão, sem custo adicional nenhum a você. Sempre serão indicados sites e produtos confiáveis.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *