10 livros para ler no Halloween para todos os gostos

10 livros para ler no Halloween para todos os gostos

Adoro uma lista que agrada a todos os gostos. Como a eclética que sou, focar em um gênero, um tipo de história, me deixa limitada. Por isso, quando pensei as indicações de livros para ler no Halloween, busquei de terror à comédia, passando por livros infantis à adultos, sendo que todos tinham um elemento comum: uma criatura ou personagem fortemente ligado ao horror do Dia das Bruxas.

Primeiramente, as listas e curiosidades no Instagram do blog estão borbulhando essa semana. Além da lista de Cientistas Loucos, de livros com zumbis e pragas e da seleção de bruxas, a gente teve dois IGTVs especiais!

Então fiz uma lista insana de leituras pra você não reclamar mais que não tem o que ler, além das curiosidades que, aposto, você não sabia.

Os vídeos postados nesta semana no IGTV são o início de um projeto de vídeos curtos para contar curiosidades sobre produções literárias que a maioria das pessoas não conhece. Por exemplo, conhecemos folhetins mas não imaginamos que personagens universais como Tarzan surgiram de uma revistinha serial barata americana, certo? Além disso, você provavelmente consome alguma narrativa transmidia (como a Bruxa de Blair) sem nem ter ideia do que é isso.

E se você escreve, então, é mais importante ainda conhecer essas produções.

Por isso, aproveita pra já seguir a série no Insta e não perder novidades!

Agora, nessa coisa toda já foram mais de vinte livros indicados. Ainda assim, você deve estar pensando “poxa, faltou tal livro”. Se não está, eu estou! Então vamos ver uma lista de livros variados para ler no Halloween? Bora!

Vampiros para ler no Halloween

Drácula

O romance de horror gótico de Bram Stoker, de 1897, é um dos maiores clássicos da literatura, responsável pela imagem do vampiro que conhecemos e imaginamos até hoje. Ele não foi o primeiro a escrever sobre vampiros, mas foi quem os popularizou. A história do Conde Drácula é no formato epistolar, ou seja, uma série de cartas, páginas de diários, jornais, entre outros. Van Helsing também é um personagem na história, claro.

Drácula, de Bram Stoker, é um clássico digno de ser ler no Halloween!

Além disso, o livro teve várias adaptações para o cinema. Uma mais próxima do original foi a de 1992, que tem um elenco incrível: Keanu Reeves (Jonathan Harker), Winona Ryder (Mina), Anthony Hopkins (Van Helsing) e Gary Oldman no papel do Drácula (acho o máximo a caracterização dele). Por ser domínio público, você consegue encontrar edições gratuitas, por exemplo a do Projeto Gutemberg (em inglês) ou no Kindle Unlimited.

Carmilla: a vampira de Karnstein

Carmilla é outro clássico da literatura inglesa. É uma novela gótica de Joseph Sheridan Le Fanu e conta a história da primeira vampira da literatura, e também cria a ideia de vampira lésbica. Quem narra a história é Laura, uma jovem da Estíria (uma região da Áustria) que vive isolada em um castelo com o pai.

Foi publicado em capítulos em uma revista entre 1971 e 1972. Na história, Carmilla fica hospedada no castelo de Laura e as duas se aproximam. E enquanto Laura relata seus sentimentos, coisas estranhas começam a acontecer pelo castelo…

Existem diversas adaptações, mas uma versão modernizada que me introduziu à história foi a web-série Carmilla da KindaTV. Ela tem legenda em português e cada temporada não passa de três horas. Vale a pena!

Crônicas Vampirescas

Anne Rice criou esta série de livros que se tornou outro clássico da literatura vampiresca. O primeiro volume, Entrevista com o Vampiro, é de 1976 e se tornou filme em 1994. A adaptação tem Brad Pitt, Antonio Banderas, Tom Cruise e Kirsten Dunst (ainda criança!) como os vampiros icônicos de Anne Rice.

As crônicas contam as histórias dos vampiros Louis (Brad Pitt), Lestat (Tom Cruise), Claudia (Kirsten) e muitos outros. Acho a Claudia uma personagem fascinante: a criança amadureceu e se tornou adulta, mas nunca envelheceu. Assim, é um tanto perturbador ver a Kirsten nesse papel. Ela interpretou tão bem que foi indicada ao Globo de Ouro.

As Crônicas Vampirescas já venderam mais de 80 milhões de cópias no mundo, e os livros da série são essenciais para os amantes de vampiros. Além de Entrevista com o Vampiro, outros títulos famosos são O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados, mas a coleção tem 13 livros, além de a coleção das Bruxas Mayfair se passar no mesmo universo e ter referências aos vampiros (é uma boa para ler no Halloween também!).

Contos de Halloween

Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe

Então chegamos em Poe. Ele seria o Halloween em si, certo? Histórias Extraordinárias traz contos do senhor do terror e do crime, publicados entre 1833 e 1845. Nele há “Os Crimes da Rua Morgue”, um conto com o detetive Auguste Dupin, além do super clássico “O Gato Preto”. Poe escreve o tipo de horror que cria a tensão e depois joga na nossa cara a brutalidade da coisa. É intenso. Mas qualquer coisa do autor vale a pena ser lida. O Gato Preto, por exemplo, me arrepia até hoje. Escolhe um e manda ver!

H. P. Lovecraft

Mas por que não mencionei algum livro específico? Acontece que Lovecraft escreveu muitos contos e existem muitas coletâneas. Então meu conselho é: apenas leia algo do autor. Lovecraft juntou fantasia e ficção científica no terror e criou algo revolucionário, que inspira até hoje autores de todos estes gêneros. Por exemplo, uma de suas criaturas mais famosas é o Cthulhu, d’O Chamado de Cthulhu. Ele também criou um grimório fictício chamado Necronomicon, no qual os seres humanos das suas histórias entravam em contato com as entidades que ele criou.

Quando era vivo, no entanto, Lovecraft não teve muitos leitores. Apenas após sua morte é que ele atingiu seu grande sucesso e hoje é visto como um dos mais influentes no terror, junto com Poe.

Formaturas Infernais

Eu falei que ia indicar livros para todo mundo, não é? Então trago Formaturas Infernais: uma coletânea de cinco contos de autoras influentes no gênero juvenil. Entre elas, temos Meg Cabot (Diário da Princesa, A Mediadora – que também é uma boa para ler no Halloween) e Stephenie Meyer (Crepúsculo). Os contos são sobre adolescentes na noite do baile de formatura enfrentando coisas sobrenaturais sinistras.

O conto “O buquê”, da Lauren Myracle, foi marcante na minha adolescência. É uma versão muito bem trabalhada do famoso A Pata do Macaco (W. W. Jacobs), com uma cena de arrepiar – até hoje! Então, para um terror mais leve, esse é o livro!

Outros livros

Dias Perfeitos

Então temos Raphael Montes: um jovem autor nacional que já foi traduzido para o inglês e é visto como um nome de grande relevância para nossa literatura. Ele é especialista nessa coisa do suspense.

Recentemente a Netflix lançou Bom Dia, Verônica, que é dele com Ilana Casoy. Mas em Dias Perfeitos, Raphael Montes conta a história de um jovem estudante de medicina que se apaixona obsessivamente por uma garota. Então resolve levá-la em uma viagem dos sonhos, por paisagens bucólicas, a fim de fazê-la se apaixonar por ele. Só que contra a vontade dela.

O legal da história é o contraste do cenário romântico e belo, cheio de referências aos contos de fada, e o sequestro e a psicopatia em si. É um livro tenso!

It: A Coisa

Quer algo melhor para ler no Halloween do que um livro enorme com o palhaço mais assustador de todos os tempos? It é uma obra de Stephen King publicada em 1986 e adaptada mais de uma vez para o cinema. A mais recente foi a dupla de filmes com Bill Skarsgård no papel do palhaço (interpretação fantástica). O elenco infantil tem Finn Wolfhard (Stranger Things) e o adulto é só de nomes de peso. Enfim, bom para assistir!

A história: um grupo de crianças é aterrorizado por uma entidade (o palhaço) que se manifesta usando os maiores medos de suas presas. Eu ainda não li o livro, porém os filmes foram uma surpresa: tinha medo de não gostar e na verdade adorei. É uma obra de King, então é lógico que vai agradar aos fãs de terror.

Coraline

Então chegamos em Neil Gaiman. Não poderia deixar passar: Halloween sem o infantil mais sinistro de todos os tempos não existe! Em Coraline, Neil Gaiman nos apresenta um mundo incrível e sombrio. Coraline é uma garotinha que descobre uma porta misteriosa em sua nova casa e então, entediada e curiosa, resolve explorar. Assim encontra um mundo paralelo em que as pessoas têm botões no lugar dos olhos e a sua Outra Mãe quer mantê-la consigo neste mundo.

É um livro para ler de uma vez e sentir aquele arrepio na nuca com o horripilante da coisa. Mas Gaiman não é do tipo horror. Ele segue uma linha de fantasia sinistra, o que pode ser mais confortável pra quem é mais sensível (ou covarde, sendo explícita).

Belas Maldições

Neil Gaiman e Terry Pratchett se uniram para escrever este que se tornou clássico. Belas Maldições (Good Omens) é o livro mais perfeito de todos para se ler no Halloween. Por quê? Não é que ele seja assustador: muito pelo contrário, Belas Maldições é, praticamente, uma comédia fantástica ou uma fantasia cômica. Mas, a história inclui todos os elementos clássicos do imaginário de Halloween: bruxas, demônios, anjos, o apocalipse e os seus quatro cavaleiros…

A história envolve Crowley, um demônio, e Aziraphale, um anjo, que acabaram tornando-se amigos por se encontrarem tanto na Terra. Eles se acostumaram com os humanos e a vida por aqui, então quando descobrem que o anticristo está para nascer e iniciar o Fim dos Tempos, eles decidem que precisam impedir isso.

Os personagens são cativantes, o tom é ótimo. Além disso, o livro foi adaptado para uma minissérie da Amazon Prime, Good Omens, com David Tennant como Crowley e Michael Sheen como Aziraphale. Além de um super elenco e das vozes de Frances McDormand como Deus e Benedict Cumberbatch como Satanás, Neil Gaiman participou ativamente da produção da série: foi produtor executivo e roteirista. Assim não tem como não ser excelente, não é?

Biblioteca de Halloween do Por-Fora

Eu queria deixar o Halloween mais fofo e divertido, além de juntar os livros indicados em um lugar. Então, criei uma biblioteca interativa que você pode acessar clicando aqui!

Como você pretende passar o Halloween? Quais suas indicações de histórias sinistras? Deixe nos comentários!

o que ler no halloween?
Salve o Pin para não esquecer as dicas!

Disclaimer: O Outro Por-fora pode ter links de afiliado. Ao comprar usando um de nossos links, você ajuda o blog a continuar existindo, pois recebemos uma comissão, sem custo adicional nenhum a você. Sempre serão indicados sites e produtos confiáveis.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

One thought on “10 livros para ler no Halloween para todos os gostos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *