Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, Marçal Aquino

Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, Marçal Aquino

Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é o nome gigantesco e extremamente poético da obra de Marçal Aquino, autor e roteirista. Quando ouvi pela primeira vez o título deste livro, assistia a um debate sobre o gênero policial entre Marçal e Raphael Montes, na Tarrafa Literária: um evento literário gratuito anual de Santos, SP, o qual amo demais.

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino

Além da tarde maravilhosa, ainda tive a oportunidade de conversar com Marçal Aquino pessoalmente. Falei dos meus sonhos de ser escritora e que gostaria de fazer roteiros também, e ele me tratou de igual para igual. Fiquei extremamente grata e admirada com sua simpatia. O livro, porém, só consegui ter em mãos em uma Bienal do Livro anos depois. E aqui estou eu, após finalmente tê-lo lido, pronta para contar como foi.

O título apaixonante e poético causa tanto impacto quanto o romance inteiro. Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é daqueles livros que te seguram e não te soltam mais, por conta da dose certa de ritmo e mistério. Marçal Aquino não nega a experiência como roteirista e o gosto por romances policiais: a narrativa te carrega como se você assistisse à um filme, com cortes precisos e de transições basicamente cinematográficas, te carregando para o passado e o presente, com digressões e histórias paralelas perfeitamente intercaladas. E, como você sabe que algo aconteceu, lê para entender o quê e como.

A história

Nós acompanhamos um fotógrafo em uma cidadezinha do Pará, a qual vive a tensão entre garimpeiros e uma mineradora. Então, Cauby conhece uma mulher, Lavínia: bela, misteriosa. A princípio, parece mais uma personagem feminina sem muita personalidade; porém, nós acabamos conhecendo a história de Lavínia e entendendo seu comportamento errático. Ela é uma das personagens mais de partir o coração que conheci, mas pararei por aqui. Calby e Lavínia vivem um amor proibido e intenso, no qual se perdem completamente. E, então, as coisas começam a acontecer.

Capa da adaptação de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Creio que o livro é bastante intenso e visceral, recheado de emoções e acontecimentos fortes. Não é um livro leve e feliz, apesar de ter seus momentos. E a poesia do título se encontra em diversas passagens, claro. Afinal, esta é realmente uma história de amor, mesmo com toda a tensão que espreita cada página.

Há uma adaptação para o cinema, mas nunca a assisti. De qualquer forma, o ritmo cinematográfico do livro por si só já é delicioso. Se você busca conhecer obras nacionais, curte um romance fora do comum de água com açúcar e adora livros com mistérios que te fazem devorar as páginas, Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é a pedida certa: envolvente, forte e impossível de largar.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *