Como organizo os livros como uma biblioteca em casa

Como organizo os livros como uma biblioteca em casa

A paixão por livros é grande aqui em casa e temos tantos, colecionados por várias gerações, que é difícil localizar um rapidamente. Temos uma estante grande na sala, além das várias prateleiras no meu quarto, entre outros cantos pela casa. Há anos atrás fiz uma faxina na sala para, inclusive, saber tudo o que havia na estante. Então, consegui ter boas ideias sobre como organizar livros. O método facilitou as nossas vidas: quando queriam um livro, eu sabia exatamente onde estava – entre os mais de mil só naquela estante.

Quer se tenha muito livro e pouco espaço, quer seja uma biblioteca em casa, veja a seguir algumas dicas para organizar seus livros como se você fosse o bibliotecário! Aproveite a quarentena para fazer aquela faxina. Ah! No final do texto, tem uma surpresa!

Comece pelo começo: pegue todos os seus livros

Estante de casa

Parece coisa da Marie Kondo e, hoje que conheço o método dela, acaba sendo mesmo. A mestra da organização tem uma etapa apenas para livros: você reúne todos os livros da casa e, um a um, identifica se ele ainda lhe traz felicidade; os que não trouxerem, então, são doados. Mas o que é isso de “trazer felicidade”? Pega a coisa e pensa, em seu íntimo: aquilo realmente é necessário para mim? Me traz alegria ter isso? Minha vida é melhor com isso? Ou isso poderia ajudar muito mais a outra pessoa? Isso tudo respondido, agradeça aos livros que vai doar pela sua ajuda. Acho a coisa mais meiga e bonita mostrar gratidão pelo que te serviu.

KonMari à parte, é muito útil ter todos os livros (ou pelo menos os do setor que vai arrumar, no meu caso, a sala) à sua frente pois você consegue ter uma visão geral de o que eles são, quais são as coleções e os temas dentre eles. Neste momento, você vai limpá-los e separar em categorias.

Categorias dos livros: formas de distribuí-los na estante

Você já deve ter visto quem separa os livros formando um arco-íris. Acho lindo, mas minha mente voltada para a praticidade não gostaria de organizar as estantes assim. Normalmente separo por autor, coleção e tipo de livro. Por exemplo: todos os de fantasia vão para um lado, separados por autor e/ou coleção. Costumo deixar coleções com capas bonitinhas ou as mais favoritas para frente, quando uso frente e trás em uma prateleira. Daí, enquanto monto as pilhas de sequências, vou limpando os livros.

Como limpar os livros na hora de organizá-los?

Manter a estante de livros limpa é importante

Vamos começar pelo básico: não passe produtos no seu livro aleatoriamente, eles podem deteriorá-lo. Use um pano seco e macio para tirar o pó (talvez um pincel suave ou uma escova, para tirar poeiras mais difíceis). Sempre abra e folheie os livros, não só nessa mega faxina, mas com frequência. As páginas do livro precisam respirar.

Para afastar traças é uma boa colocar um saquinho de tecido pequeno com cravos em algum canto estratégico. Uso isso em várias gavetas e armários mas também é uma boa colocar alguns cravos em prateleiras. Troque-os a cada três meses, em média. Se os livros ficam em um local que sofre de umidade e você não tem como colocar em outro lugar, é bom investir em técnicas para eliminá-la. Além de produtos anti-umidade, existem receitas caseiras: por exemplo, a receita do giz (o de lousa mesmo) para combater umidade! É pegar um saquinho (de tule, por exemplo, que respira) e deixar onde é úmido. Quando o giz já estiver muito úmido é só deixar no sol e reutilizar!

Catalogando os livros em suas prateleiras

Agora é que a magia acontece: limpos, divididos, é hora de colocar nas prateleiras. Mas antes, você vai catalogar os seus livros para sempre saber onde eles estão guardados, para começo de conversa. Outro benefício de catalogar: saber quantos você leu e quantos estão acumulados para serem lidos, além de saber também (muita atenção aqui!) se você emprestou um livro para alguém que não devolveu ainda! Quem não sofre com isso? E às vezes nem sabemos quem cobrar!

Organizar a estante de livros como uma biblioteca é muito prático

Quando fiz minha faxina, criei uma versão rudimentar de um catálogo com todos os livros da estante (e descobri que eram bem mais de mil livros só na sala) e em que prateleira estavam. Defini um número para cada prateleira e o “frente” e “trás” para elas também. Assim, quando alguém perguntasse “onde está o Morro dos Ventos Uivantes?”, por exemplo, eu só abria a tabela, localizava o livro e buscava exatamente naquela prateleira.

Agora você deve estar pensando “cara, queria uma tabelinha dessas mas mó preguiça de fazer” ou “putz, sou incompetente com Excel”. Bom, na verdade também não sou das melhores, mas fiz uma versão magnífica desta tabela para você organizar os livros da sua casa, totalmente fácil de usar e com instruções para você nunca esquecer o que fazer!

Organize os livros de casa com a Tabela Épica gratuita!

É meu presente para você! O que tem nessa tabela? Colunas para você anotar autor, título, editora e até se o livro pertence à uma coleção e o número. Também tem espaço para avaliação e para favoritar, além de tags para organizar os livros nas categorias que você quiser.

Também inclui a coluna “prateleira”, para você anotar nela, dentro da técnica que você tiver escolhido adotar, onde está o livro; E, claro, a coluna de “emprestado”! Você ainda pode filtrar os livros, além do famoso “localizar”! Para baixar a Tabela Épica para Organizar Livros do Por-fora, é só clicar aqui e ser feliz!

Manda pra mim, no Instagram ou no Facebook, como ficou sua estante linda, cheirosa e organizada depois de todas estas dicas e deste presentão! Sabe mais alguma dica legal para os amigos leitores? Deixe aqui nos comentários!

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

4 thoughts on “Como organizo os livros como uma biblioteca em casa

  1. Infelizmente sem espaço e usando mais o Kindle que qualquer coisa. Mas adorei o método. Quando meus livros estiverem em casa vou usar!

    1. É, agora eu tenho tanto livro em casa que além de organizar tudo dessa forma estou tendo que pegar novos pelo meu Kobo rsrsrs É um problema, mas é um problema bom! Espero que goste de usar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *