12 Livros para amar a leitura, segundo nosso clube do livro

12 Livros para amar a leitura, segundo nosso clube do livro

Quando lemos uma boa história, queremos que o mundo a conheça também. Esta é uma lista comunitária de livros para amar a leitura: criada com indicações dos membros da segunda edição do Outro Livro Fora da Estante, o clube do livro do Outro Por-Fora.

Pessoas que amam ler e querem retomar o hábito me contaram alguns livros que marcaram suas vidas. Aqui estão as indicações, para você amar a leitura também: de histórias em quadrinhos a obras infantis brasileiras, passando por suspenses, romances e até não-ficção. Uma série de indicações para todos os gostos.

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak

Já falei do livro e do autor diversas vezes no blog, por isso, não é difícil perceber como o autor marcou minha vida. Em A Menina que Roubava Livros, best-seller mundial já adaptado ao cinema e que trouxe fama ao autor, vemos a história de Liesel, uma menininha alemã que, em meio a Segunda Guerra Mundial, é colocada em uma nova família e começa a descobrir o poder das palavras e o que é humanidade: tudo isso, narrado pela Morte, que cujo caminho a menina cruzou três vezes e saiu viva. E bom, você já sabe: quando a morte conta uma história, você deve parar para lê-la.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

Nimona, Noelle Stevenson
Nimona, HQ para amar a leitura

Essa foi indicada pela Maria Alice, que ainda nos deu uma breve resenha! “Uma HQ sobre uma metamorfa baixinha e pistola que quer ser assistente do grande vilão do reino. A maneira como a autora trabalha conflitos internos, questiona o que chamamos de ético e aponta governos abusando do poder é incrível. Tudo isso de uma forma leve e engraçada, mas não ache que o leitor será poupado no final. Ela também mescla o cenário medieval com tecnologias além da nossa atual de forma peculiar, o que torna o mundo de Nimona ainda mais único e nos faz mergulhar nele.”

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

Amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez

Um romance clássico colombiano, García Márquez conta uma história inspirada por seus pais: o pai, telegrafista, violinista e poeta, se apaixonou por Luiza Márquez; sendo um romance proibido pelo pai da moça, que a mandou para o interior, Gabriel Elígio montou uma rede de comunicação para alcançar Luíza onde estivesse. Em O Amor nos Tempos do Cólera, Florentino Ariza e Fermina Daza vivem um amor por mais de cinquenta anos, superando distâncias.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

Um lugar bem longe daqui, Délia Owens
um lugar bem longe daqui

Um best seller mundial, o livro conta a história de Kya Clark: conhecida com “A Menina do Brejo”, é muito mais do que isso. Sobreviveu por anos sozinha em um pântano depois de ser abandonada pela mãe, que não suportou o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, até que, eventualmente, pelo pai. Dois jovens da cidade ficam intrigados por ela e então o impensável acontece: um deles é encontrado morto.

“Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.” (da sinopse no site da Intrínseca)

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

O Nome da Rosa, Umberto Eco

Sucesso mundial desde sua publicação em 1980, tendo uma adaptação para o cinema estrelada por Sean Connery, O Nome da Rosa é uma história policial medieval e muito mais que isso. Em 1327 o frei William de Baskerville é chamado para investigar um mosteiro franciscano italiano, onde paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. Entretanto, assassinatos excêntricos acontecem e a morte de sete monges em sete dias mudam o rumo do frei. Uma narrativa violenta, irônica, cruel, sedutora. Umberto Eco, professor de semiótica renomado, tornou-se conhecido autor de ficção por esta obra, que já tornou-se um clássico. Os amantes de mistério, história e idade média com certeza irão amar a leitura.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

A Última Festa, Lucy Foley
A última festa, Lucy Foley

Nove amigos da época de faculdade vão passar o Ano Novo juntos em uma casa, numa reunião que promete comida, jogos e conversas descontraídas. Mas o grupo percebe que não há mais nada em comum entre eles, além de segredos e intrigas. E então, no dia seguinte ao réveillon, um deles amanhece morto. Presos na casa por uma nevasca, não conseguem ser resgatados. Ninguém, nem o assassino, pode sair. Uma história de assassinato, contada de vários pontos de vista, é um livro de ritmo intenso e muita tensão. É para amantes de thrillers amarem a leitura.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides
Salva o pin pra não perder as dicas!

Alicia, uma pintora famosa e casada com um fotógrafo igualmente bem-sucedido tem sua vida transformada subitamente quando atira cinco vezes em seu marido… e nunca mais fala nada. O caso tem enorme repercussão e ninguém consegue entender o que aconteceu, ainda mais com o silêncio de Alicia. Ela é levada a um hospital psiquiátrico e, enquanto isso, um psicoterapeuta forense está certo de que pode lidar com o caso da fotógrafa. Mas fazê-la falar para solucionar o mistério pode levar a verdades que ele talvez não esteja preparado para ouvir. A Paciente Silenciosa é um thriller psicológico impactante e envolvente.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

A Ladeira da Saudade,  Ganymédes José
A ladeira da saudade

Um romance brasileiro: Lilia passa alguns dias em Ouro Preto, onde conhece Dirceu, com quem revive a história do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, “Marília de Dirceu”. Dois jovens que se amam, não importando nada, nem o preconceito. Ganymédes José, foi um influente e premiado autor da literatura infantil brasileira.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

A Ilha Perdida, Maria José Dupré

Este foi indicado também como um livro de marcar a infância. Da série Vagalume, a qual mora no coração de muita gente, uma lista para amar a leitura não poderia ficar sem infantis dessa coleção. A Ilha Perdida é a aventura de dois garotos, Eduardo e Henrique, que resolvem explorar uma ilha fluvial. Mas a diversão acaba ao se perderem e descobrirem um misterioso habitante da ilha, e serem separados. Publicada originalmente em 1944, a obra cheia de ação e suspense, aborda também o respeito à natureza.

A Arte de Fazer Acontecer, David Allen

Nem só por ficção uma vida pode ser marcada. Certamente, o método de organização criado por David Allen marcou inúmeras vidas. Esta indicação é de um livro sobre produtividade, de um autor que defende equilibrar a vida profissional e pessoal e manter a mente livre para criar, e não reter informações; Allen criou o método GTD – Getting Things Done (conseguir fazer as coisas, em tradução livre) e o descreve neste livro que ajudou pessoas e empresas a botar ordem no caos.

Importante ressaltar que o método foge ao esteriótipo de alta produtividade e da pressão do mundo que nos diz que devemos fazer muito: o autor ensina a controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho e a aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois.

Onde encontrar: Amazon | Cultura | Submarino

Serie A Mediadora, Meg Cabot
Série A Mediadora

Quando indicaram esta série, meu coração deu uns pulinhos. Afinal, ela também fez parte de minha vida. A autora de O Diário da Princesa nos leva para um mundo do sobrenatural em A Mediadora: Susannah é uma garota com a habilidade de ver os mortos e ajuda-los a ir para o além. Além disso, está apaixonada por um fantasma do século dezenove, Hector de Silva, que ela chama de Jesse. A série tem todas as tensões dos mistérios e aventuras sobrenaturais de Suze, além das questões da adolescência e o romance bastante impossível. Meg Cabot, como sempre, faz uma história cativante e divertida, para ser devorada. Foram publicados, primeiro, seis livros mas, anos depois, a autora lançou um conto, O Pedido (disponível no Kindle Unlimited), e uma sequência chamada Lembrança.

Onde encontrar: Amazon

Cristo Senhor: A Saída do Egito, Anne Rice

Anne Rice explora uma parte da vida de Jesus que, de fato, não foi muito explorada: como seria a infância de Jesus Cristo? A autora remonta a história do ponto de vista do próprio menino, aos sete anos, percebendo e tentando entender como é diferente dos outros. A história começa no Egito, onde estavam vivendo escondidos de Herodes, e de onde partem para Nazaré, em uma viagem cheia de acontecimentos intensos. Unindo pesquisa histórica (uma das fontes de consulta foram os Evangelhos Apócrifos) e elementos de ficção, Anne Rice nos apresenta um Cristo humanizado, em cuja narrativa em primeira pessoa vemos seus medos e descobertas.

Onde encontrar: Amazon | Submarino

Gostaria de agradecer à galera do Outro Livro fora da Estante que fizeram essas indicações para amar a leitura: Maria Alice, Angeline, Giovanna, Cristina, Nathalia, Marlene, Carol, Rayanne e Clara, além de todos os outros membros que não conseguiram se decidir qual escolher. Tudo bem, acontece!

E você, qual o livro que marcou sua vida e fez você amar a leitura?

Disclaimer: O Outro Por-fora tem links de afiliado. Ao comprar usando um de nossos links, você ajuda o blog a continuar existindo, pois recebemos uma comissão, sem custo adicional nenhum a você. Sempre serão indicados sites e produtos confiáveis.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

One thought on “12 Livros para amar a leitura, segundo nosso clube do livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *