10 livros que viraram desenhos da Disney

10 livros que viraram desenhos da Disney

A gente ama um desenho da Disney, não é? Amamos também um bom livro. E se eu te entregar, prontinha, uma lista de livros que viraram desenhos da Disney? Sim, vários desenhos são adaptações de livros e a lista é muito maior do que você imagina! Eu já citei O Rei Leão aqui. Então, vamos conhecer mais livros além de Alice no País das Maravilhas? Ainda facilitei sua vida: incluí links com as opções de livros físicos e digitais para cada item da lista (até os mais difíceis de achar)!

O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo, 1831)
O Corcunda de Notre Dame é um dos livros que viraram desenho da Disney

O desenho com nossa cigana favorita, Esmeralda, e com as gárgulas que ajudam Quasimodo a resolver seus problemas é baseado neste clássico francês. O detalhe é: se você é uma das pessoas que acha o desenho um tanto pesado, é porque não leu o livro. A Disney amenizou bastante a história. Eu pessoalmente adoro o desenho e a trilha sonora e pretendo um dia ler o livro inteiro (só li trechos e análises, pois é). Você encontra diversas versões físicas e em e-book na Amazon (Kindle) e na Cultura (Kobo).

O Livro da Selva (Rudyard Kipling, 1894)

Em inglês, o desenho segue o nome do livro (The Jungle Book), mas em português ficamos com Mogli, O Menino Lobo. A história do garotinho criado por lobos e que faz a amizade mais adorável com o urso Baloo e a pantera Baguera com certeza fez parte da infância de milhares. Porém, não só pelo desenho. O livro também é um clássico e você encontra edições belíssimas hoje em dia. Vale pôr as músicas do desenho para escutar junto! Também há varias edições (inclusive as lindas da Zahar) na Amazon e Cultura.

Tarzan (Edgar Rice Burroughs, 1912)

O Rei da Selva surgiu como contos em uma revista pulp (revistas muito baratas de histórias de aventura e horror, resumidamente) e foi publicado como livro em 1914. São mais de vinte livros, vários de outros autores (autorizados ou não), então é muita história para ler. Por ter tudo isso de histórias, vale se perder entre os livros físicos e digitais da Amazon e Cultura para escolher quais lerá.

Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle, 1887)
Coleção Sherlock Holmes se tornou O Ratinho Detetive nos estúdios Disney

Quem se lembra do desenho O Ratinho Detetive? Se você olhar para o rato já sabe de cara de onde vem esta história: o maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes! Conan Doyle escreveu diversos romances e contos com os mistérios de Holmes, então também são muitas opções para você se deliciar! E se você é fã do detetive mas nunca viu o desenho, está aí também mais uma indicação! Você encontra diversas (mesmo!) edições na Amazon e Cultura, às vezes muito baratos ou gratuitos!

Peter Pan (J. M. Barrie, 1911)

Mais um dos livros que viraram filmes da Disney: Peter Pan era uma peça, que virou livro até acontecerem todas as adaptações que conhecemos. A história é a mesma: o garoto que não quer crescer e vive aventuras mágicas. O autor criou Peter quando contava histórias para os filhos de sua amiga. Bem ao estilo Wendy! As versões lindas da Zahar, entre outras, estão na Amazon e Cultura.

Oliver Twist (Charles Dickens, 1837)
Oliver Twist, de Charles Dickens

Transformado na história do gatinho em Oliver e Seus Amigos, Oliver Twist é um dos maiores clássicos da literatura inglesa. O livro mostra a situação precária da sociedade inglesa da época e conta as aventuras e desventuras do menino Oliver. Existem muitas adaptações do livro, porém nenhuma é amável como a da Disney. Afinal, o livro não é dos mais leves. Este também tem edições de todas as formas e preços para todos os gostos na Amazon e Cultura.

A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson, 1883)

Mais um dos livros que viraram desenhos da Disney, este clássico infanto-juvenil passou pelo estúdio para se tornar O Planeta do Tesouro, uma versão ficção científica da história. Entretanto, as semelhanças são claras. O livro é cheio de aventura, já que é uma caça ao tesouro com piratas, e seu estilo foi um diferencial na época. O desenho, caso você não conheça, é muito bom! Vale a pena! Atenção se for procurar na Amazon e Cultura se não é uma versão adaptada, existem muitas destas.

As Crônicas de Prydain (Lloyd Alexander, 1964)

Por essa você não esperava, né? Lembra daquele desenho antigo, O Caldeirão Mágico? Pois é. Esta série de livros deu origem ao desenho! São cinco livros e um de contos que se passa antes da história principal mas foi lançado por último. Um dos livros, inclusive, tem o nome do desenho. Se você gosta de fantasia, está aí uma série inteira para sua lista! Estes só encontrei na Amazon, o que já me surpreendeu. Tem box em inglês e cada livro separado em português. Se você sabe inglês, no site da Kobo tem os livros digitais e você pode ler pelo leitor digital ou no aplicativo.

O Cão e a Raposa (Daniel P. Mannix, 1967)
Capa em inglês do livro O Cão e a Raposa

Quem não lembra deste desenho lindo que fez todos nós chorarmos? O Cão e a Raposa foi parte de muitas infâncias e quem diria que ele é um livro americano? Porém, não se engane: o livro não é fofo. O autor inclusive estudou o comportamento das raposas e como cães de caça as encontravam para tornar o livro mais realista. Além disso, críticas mostram que o livro é bem psicológico. Este livro só achei em inglês, o que também me surpreendeu (pensei que não encontraria), na Amazon e Cultura. Se você não tiver Kindle ou Kobo, pode baixar o app e ler em qualquer outro dispositivo.

Bambi, a história de uma vida na floresta (Felix Salten, 1923)

Quem diria que o outro filme da Disney que nos fez chorar horrores era um livro austríaco? Escrito para um público adulto, o livro foi lançado primeiro em capítulos em uma publicação austríaca. Posteriormente, foi publicado na Alemanha como um livro e, então, na Áustria. A história é mais ou menos a mesma: o pequeno veado que aprende sobre a vida na floresta. Já saiba que há lágrimas no livro também, mas se você adora a história é uma forma de ver de forma mais profunda a vida da floresta. Surpreendentemente dá pra achar muitas edições na Amazon e na Cultura, além das infantis adaptadas da animação da Disney. Basta dar uma procurada!

Alguns destes livros talvez possam ser encontrados na Americanas ou na Submarino, por exemplo, especialmente os publicados pela Zahar ou os Sherlock Holmes. Se você gostou destas indicações e gostaria de saber das origens de mais dos nossos desenhos e filmes favoritos da Disney, me conte! Qual destes livros que viraram desenhos da Disney você conhecia? Qual foi uma surpresa e vai para sua lista agora mesmo? Deixe aqui nos comentários!

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

2 thoughts on “10 livros que viraram desenhos da Disney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *