Por que você ler livros digitais pode te ajudar a ler mais

Por que você ler livros digitais pode te ajudar a ler mais

Você já pensou em ler livros digitais – os famosos ebooks – e desistiu? Talvez tenha desanimado pela falta do cheiro de livro novo ou das páginas para folhear. Pode ser que não goste de ler no computador. Mas e se eu te disser que ler livros digitais pode ser uma mão na roda na hora de criar um hábito de leitura?

Claro, quem já é leitor e ama o livro físico vai se sentir apegado ao cheirinho. E quem é distraído vai dizer que a internet e notificações vão tirar o foco. Mas vem comigo que te mostro todos os lados bons – e ruins, por que não – do universo dos livros digitais!

O livro em qualquer lugar

Você foi ao médico e teve que sentar e esperar um tempão. Só que você havia lido este post antes, então ao invés de rolar por mais de uma hora no Facebook, você terminou aquele livro que estava com vontade de ler.

Como? Bom, porque ou você levou o livro físico ou porque tinha ele bonitinho no seu celular!

Existem diversos aplicativos para ler ebooks. Inclusive o Kindle, famoso leitor digital da Amazon! Pois é, você nem precisa comprar o aparelho, se estiver na dúvida se ele é pra você. Dá pra começar baixando o aplicativo e testando em seu celular, tablet ou computador. Ele sincroniza sua leitura em todos os dispositivos, então não importa onde você começou a leitura.

A Kobo, que vendia seus aparelhos pela FNAC e Livraria Cultura, no momento tem apenas o aplicativo disponível no Brasil. Se você mora fora ou é como eu e comprou um Kobo há um tempão atrás, saiba que dá pra usar o aplicativo em outros dispositivos da mesma forma!

Sendo assim, você pode transformar seu celular, que está sempre na sua mão, em um livro portátil e ler o tempo todo!

Sua coluna vai agradecer

Ainda na onda do portátil, já pensou se você resolve ler As Crônicas de Gelo e Fogo e precisa carregar aqueles monstros na mochila? Não há escoliose que aguente! O peso nas costas faz muito mal e nós temos agredido demais nossas colunas nos últimos tempos. Se você é estudante ou lê vários livros ao mesmo tempo – ou um calhamaço de livro – pode ser interessante utilizar um leitor digital como o Kindle, ou os aplicativos de livros digitais. Assim, você carrega tudo o que tem que ler sem agredir sua saúde!

Facilidade para ler livros na pandemia

Imagina desinfetar seus livros depois que chegar em casa, agora que estamos em meio a uma pandemia! No mínimo, as páginas iam ficar molhadas de álcool e estragariam com o tempo. Já o celular fica conosco na rua o tempo todo. Ele já precisa ser limpo com frequência, como nossas mãos. Esse é um hábito para a vida, ok, não só para fugir do coronavírus: celulares tendem a ser muito sujos, mais do que um vaso sanitário. Então, quando você precisar pegar um transporte público, ao invés de levar seu livro de papel e correr o risco de contaminar ele – ou desmanchá-lo no processo de desinfecção -, você pode usar a versão digital!

Ler sem abajur e sem agredir os olhos

Os leitores digitais da Amazon (bem como de outras marcas) têm luz de led para que você possa ler em ambientes mais escuros: eles iluminam a tela do aparelho, como um abajur, de uma forma que não agride sua visão. Além disso, a tela do aparelho imita uma folha de livro e não emite luz.

Esse tipo de tela é excelente, por não expor seus olhos à famosa luz azul que, entre outras coisas, causa insônia. O tempo que passamos com telas de celulares, computadores e televisão faz mal para nossos olhos. Tendemos a ficar com os olhos mais secos e a estressá-los. Temos então o lado negativo de usar os aplicativos de leitura para dispositivos eletrônicos: mais tempo de exposição à luz azul.

Sendo assim, o cuidado com seu sono e sua visão é o maior benefício de usar um leitor digital, como o Kindle, ao invés de ler no celular, tablet ou computador.

Você pode economizar dinheiro com livros digitais

Em geral os ebooks são mais baratos. Você encontra diversos livros até vinte reais e é possível encontrar alguns livros muito caros, em sua versão física, pela metade do preço na versão digital. Claro, existem exceções em que os dois são praticamente o mesmo valor. Mas ainda tem mais um lado sensacional: os livros gratuitos!

Tanto na Amazon quanto na Kobo (e acredito que em outras lojas de ebooks) você encontra livros disponibilizados gratuitamente. Além disso você pode ler livros digitais de clássicos em domínio público, disponibilizados em sites como o Projeto Gutemberg e o Domínio Público.

Assinaturas para ler livros digitais à vontade

Ainda na onda da economia de dinheiro, você também pode buscar a alternativa do streaming para livros! Pois é, se você sempre pensou que podia haver um “Netflix de livros”, saiba que isso já existe. A Amazon se tornou uma concorrente lá fora com o Prime Video, inclusive com produções próprias (como as adaptações de American Gods e Good Omens, excelentes para leitores de Neil Gaiman e Terry Pratchet, indico a maratona). Enquanto isso, aqui ela está dominando o mercado de ebooks atualmente, já que a Kobo e a Saraiva, com o Lev, andam perdendo espaço.

Mas o grande golpe foi o lançamento das assinaturas da Amazon, que vão além do streaming de vídeo.

O Amazon Prime se tornou um combo de assinatura: por R$9,90 mensais, além de frete grátis em diversos produtos e promoções exclusivas, você tem acesso ao Prime Video, com todo o catálogo de filmes e séries, ao Prime Music (como um Spotify) e ao Prime Reading! O último, que é o que interessa, é um catálogo de diversos livros digitais que você pode “alugar” (colocar na sua lista de leitura) e ler. São permitidos até dez livros e/ou revistas para a leitura simultânea. É bem incrível!

Um exemplo de como você pode ler livros digitais (ebooks) em qualquer lugar.

Mas pra quem achou pouco e quer mais opções ainda no catálogo, eles criaram também o Kindle Unlimited: uma assinatura mensal de R$19,90 para ler uma biblioteca imensa, com títulos incríveis (sério, são mais de um milhão de livros e vários que você certamente quer ler) disponíveis para a leitura. Os dois serviços têm teste de um mês grátis.

Principalmente se você vai ler mais do que um livro por mês nesses valores, é interessante pensar na assinatura e assim economizar na compra dos livros digitais. Tanto o Prime quando o Unlimited funcionam com o aplicativo da Kindle.

Abre seu coração, leia não importa onde!

Eu continuo amando os livros físicos. O cheiro de novo, segurar ele nas minhas mãos e folhear as páginas. Você provavelmente vai também! Comprei meu Kobo há uns sete anos, talvez, e apesar de ter lido nele desde então, nunca o usei tanto quanto uso hoje. Estou sempre lendo um livro físico e um digital. Leio livros gratuitos, os pagos, não importa: dei uma chance aos livros digitais e me apaixonei pelos benefícios deles. Bora testar também?

Dê uma chance aos ebooks!
Salva o Pin para não esquecer as dicas!

Disclaimer: O Outro Por-fora pode ter links de afiliado. Ao comprar usando um de nossos links, você ajuda o blog a continuar existindo, pois recebemos uma comissão, sem custo adicional nenhum a você. Sempre serão indicados sites e produtos confiáveis.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *