O que pensar ao escolher um livro para ler?

O que pensar ao escolher um livro para ler?

Quando você vai escolher um livro para ler, existem algumas coisas que você precisa considerar. Se você está tentando retomar ou criar o hábito de leitura, a atenção tem que ser maior ainda: afinal, você não vai querer escolher um livro que vai te desanimar. Porém, não se coloque sob pressão. Apenas tenha estas questões em mente e vá com calma até a estante mais próxima fazer sua próxima escolha!

Primeiro vamos ver o básico a se pensar na hora de escolher um livro.

Qual o estilo de conteúdo que te atrai?

Use livros já lidos como base!

Partindo da ideia de que você não anda lendo muito, ainda assim dá para saber o que você gostaria de ler. Se você curte assistir filmes e séries de investigação, talvez Agatha Christie ou outra obra do estilo te atraia. Se você ama histórias fantásticas, provavelmente um livro de fantasia vai te prender. E se curte aquelas histórias mais macabras? Um Stephen King, talvez? Liste seus interesses e gostos com relação a outras mídias, para saber o que procurar nos livros.

Vale a pena incluir coisas que você gosta em uma história bem contada. Talvez personagens do estilo anti-herói de prendam a atenção, então é uma boa buscar sinopses, resenhas ou livreiros que te indiquem livros com essa pegada.

Autores que já leu ou adaptações que assistiu

Já leu uma vez um livro de algum autor e gostou muito? Que tal procurar outros livros que a pessoa escreveu? Pode ser uma boa para ir criando seu hábito, afinal o estilo do autor já te atrai. Assim, você se mantém no ritmo da leitura, sem desanimar. 

Talvez tenha assistido a um filme ou série que é adaptação de um livro. Se você gostou muito da história, existe a possibilidade de gostar dela em livro. Para algumas pessoas, isso funciona muito, enquanto para outras o fato de já saberem o que vai acontecer acaba desanimando a leitura. Vale a pena tentar, né?

Similares ao lido por último

Se você terminou de ler um livro de ficção científica e está completamente nessa onda, busque outro dentro do estilo. Pode não ser o mesmo autor, mas algo que tenha alguma similaridade com o que você gostou. E as dicas anteriores servem para isso também. Talvez você tenha assistido a Orgulho e Preconceito e adorado, então é uma boa ideia buscar ler as obras da Jane Austen e de outras autoras como as irmãs Brontë.

Indicações de gente de gosto parecido

Lembra que falei de resenhas ou livreiros agora há pouco? Então, uma boa ideia é buscar pessoas de gosto parecido com o seu (amigos, familiares, blogueiros) e ver as sugestões que essas pessoas te dão. Resenhas sobre um livro que te chamou atenção podem te ajudar a tomar a decisão. Além disso, se você foi a uma livraria ou biblioteca, o pessoal que trabalha lá vai levar essa lista toda em consideração e te dar sugestões para você escolher um livro e ler feliz da vida!

O visual e assunto do livro

Sempre pegue os livros na mão, observe a capa e as informações do livro. Dá uma folheada, lê a primeira página. Sentir o livro é uma parte importante da interação com a leitura e pode ajudar muito. E dá pra sentir e-books também, ok? Você consegue ler a sinopse e a opinião de quem leu, visualizar a capa e ainda ler uma amostra para ver se curte a leitura! Tanto a Amazon como a Kobo oferecem amostras dos e-books.

No que prestar atenção para escolher um bom livro para ler?

Coisas que pouco se fala sobre escolher algo pra ler

Mas escolher um livro para ler pode (e deve) ser um processo em que você leva mais do que isso tudo em consideração. Existem outros fatores importantes aos quais você precisa prestar atenção. Por exemplo: 

O quanto você tem lido?

Se pouco ou nada, comece com coisas curtas. Ou livros de contos e crônicas, ou livros de cerca de 200-300 páginas. Assim, o tamanho dele não vai te oprimir e você não vai desanimar.

Qual seu humor ultimamente?

Às vezes a história é pesada, com violência e assassinatos, e seu humor está mais para algo leve e divertido. Ou ao contrário: você anda querendo pensar e refletir, juntar as peças de um mistério. Pensar no humor do livro é o mesmo que o de quando escolhemos um filme. Você sempre pensa “qual a minha vibe hoje?”.

Qual seu objetivo com a leitura?

Entretenimento ou aprendizado? Se você quer aprender, você vai escolher um livro da área que busca estudar, claro. Já para o entretenimento, você precisa buscar um livro que vai, é óbvio, te entreter. Agora, se um livro obrigatório do vestibular ou faculdade não vai te divertir, mas você precisa ler, o que você faz? Divide ele com outro mais leve e divertido pra você. Assim, você tem uma recompensa pelo seu tempo de estudo.

Quanto tempo que você vai disponibilizar para a leitura?

Uma hora, duas, ou quinze minutos? Se você só tiver cinco minutos após o almoço por dia e escolher um livro grande como It: a Coisa, você tem que saber que não vai terminá-lo em poucos dias. E isso não pode te afetar negativamente, afinal, o objetivo é ler e curtir o momento, e não acumular leituras.

A sua primeira análise do livro te gerou alguma emoção?

Sabe aquele tempo que você passou olhando a obra, o assunto, a capa, leu alguns parágrafos iniciais? O que você sentiu nesse momento? Bateu aquela faísca, um impulso de querer saber onde aquilo chegaria? Ou você não sentiu nada? Normalmente quando sentimos aquela faísca dentro de nós,  vai ser uma leitura legal: afinal, estamos curiosos por ela.

Como escolher bem um livro?

Lembre-se: Se a leitura empacou, mesmo com você separando um momento todo dia para ler, observe se:

Você não está se auto sabotando

Nesse caso, reflete sobre a situação. Escreve numa folha o que te segura, repensa o que você deseja alcançar ao ler. Escreve num papel para grudar num lugar visível essa meta, assim você não vai mais esquecer dela. Conversa com alguém sobre esse bloqueio (às vezes até em uma terapia, que é algo ótimo para todo mundo fazer) e não desiste!

Você realmente escolheu um livro que não era certo pro momento

Nesse caso, troque a leitura e deixe essa pra depois! De nada adianta ficar se torturando lendo um livro engasgado e massante que te faz querer fugir e protelar a leitura. O livro tem que te fazer querer seguir adiante que nem quando assistimos uma temporada no Netflix em um dia!

Se busca indicações de livros, aqui no blog há diversos posts com listas de leituras boas, além de resenhas do que ando lendo! 

Qual o seu processo para escolher um livro para ler? O que você presta mais atenção? Comente conosco!

Como escolher bons livros para ler e não desanimar da leitura?
Salva o pin para não esquecer as dicas!

Disclaimer: O Outro Por-fora pode ter links de afiliado. Ao comprar usando um de nossos links, você ajuda o blog a continuar existindo, pois recebemos uma comissão, sem custo adicional nenhum a você. Sempre serão indicados sites e produtos confiáveis.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *