Como parar o tempo, Matt Haig

Como parar o tempo, Matt Haig

Como Parar o Tempo é o romance de Matt Haig que tive o prazer de encontrar explorando estantes de livraria e aguardar ansiosamente pela oportunidade de ler. Consegui em e-book e não decepcionou. Uma história que nos faz viajar pelo tempo, uma ficção científica com grandes doses de mistério, aventura e pensamentos: Matt Haig levanta as grandes questões do homem quanto ao tempo e a existência em suas páginas.

Quanto mais se vive, mais difícil se torna. Agarrá-los. Cada pequeno momento que chega. Viver é mais do que o passado e o futuro. É estar aqui, de verdade.

Matt Haig, Como Parar o Tempo
A história
Como Parar o Tempo, de Matt Haig

Acompanhamos Tom Hazard, que nos conta sua condição curiosa: ele envelhece muito lentamente e esteve andando por este mundo há mais de quatrocentos anos. Portanto, já dá para imaginar quantas épocas fascinantes Tom nos apresenta por meio de suas memórias, certo? Adorei as ambientações e saltos no tempo que Haig usa na trama, mantendo o mistério, a tensão, o anseio por mais em níveis elevados. Tom encontrou grandes figuras em suas vidas (pois para viver todo este tempo, é preciso ser muitas pessoas) e nós as conhecemos também.

Porém, Tom Hazard sofre de luto, como é de se esperar para alguém tão velho: luto por quem se foi, pela vida que não pode ter, pelo tempo que ele enxerga de modo tão único. Assim, resolve em sua nova vida trabalhar como professor de história em Londres. É lá que é testado sobre a grande regra: não se apaixone. E é lá que se pergunta se seguir as regras foi sua melhor escolha.

Eu já fui tantas pessoas diferentes, desempenhei tantos papéis. Não sou uma pessoa. Sou uma multidão em um corpo.

Matt Haig, Como Parar o Tempo
Leia o livro por que…

O livro mistura diversas histórias, já que seu personagem viveu tantas, e tudo é costurado em um único personagem que está tentando entender a si próprio. É aí que entendemos que não importa quanto tempo passe, a grande questão de quem somos permanece a mesma. Como Parar o Tempo nos faz refletir sobre os ciclos da existência e sobre as relações do passado e do futuro com o agora. Além disso, questiona qual a melhor forma de viver o agora e, por fim, nos leva a pergunta: o que faz uma vida ser bem vivida?

Para todos aqueles que buscam uma história digna de ser devorada, vivida e lembrada, Como Parar o Tempo é uma excelente opção. Uma história sobre encontrar-se e escutar a vida para aprender a vivê-la. Cheia da poesia da vida, esta é, enfim, uma história para aprender sobre o tempo e todas as memórias e ensinamentos que ele carrega.

Letícia Wilhelm

Escritora, formada em Letras e professora de língua inglesa. Gostaria de rodar o mundo e, mais ainda, criar um próprio para que outros possam visita-lo. Curte observar as pequenas coisas da vida e às vezes contá-las em histórias. Gosta de café e chocolate, de ver a chuva caindo e das tardes laranjas de outono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *